A arte não imita a vida, ela faz a gente ver. #DiaNacionaldoTeatro


Fiquei Reflexivo. Me sinto tão grato. Hoje é o dia nacional do Teatro. Contei o total de 12 peças teatrais feitas, sem contar os espetáculos de dança ou performances, em todos nos quais estive não apenas como ator, muitas vezes autor ou co-autor, mas produtor, patrocinador, empreendedor, lendo e escrevendo infinitos editais em busca de verba da cultura para patrocínio, passar num edital é concorrido e desafiador como um concurso público. Tudo isso para ter liberdade criativa não condicionada aos interesses de patrocinadores capitalistas, não ser mais um que coloca a minha arte e meu trabalho apenas a serviço da ideia dos outros, para ser a minha própria voz ou do meu grupo, nossa, pelo menos até de onde eu conseguia ver e entender isso em cada época.


"Não posso, tenho ensaio" era o meu mantra diário, risos.


Como ouvi da boca do lendário Antunes Filho: “O Teatro não é o fim (finalidade) mas sim o meio (para algo)”. Desenvolvi com grupos e amigos envolvidos, infinitas habilidades de backstage e de relacionamentos humanos, acredite é bem desafiador criar em conjunto, ser dirigido, alinhar metas e estabelecer acordos, só isso em si não faz um bom ator, mas o melhor ator sem isso, não é nada...


Cada montagem de peça durou de 6 meses a um ano, cada uma. Sou incapaz de listar o que confiar e semear diariamente um processo teatral desperta e desenvolve em nós! Mas isso me conta a mesma história que Natureza conta quando uma terra é semeada e cultivada amorosamente. Decorar páginas de texto não só com a mente, mas com o coração e abrir este espaço tão sagrado em nós para que tantos tipos de personagens deem os seus recados, sem julgá-los, uau!


Poderia falar ou escrever por horas sobre cada processo sem o medo de me tornar repetitivo... Ou sei lá... Mas adoro falar sobre isso!


Porém o que me levou ao teatro, sinceramente, foi a "desculpa" que a arte me deu para coisas muito simples e profundas, como olhar e ser olhado nos olhos, seja no palco ou na plateia! O Teatro foi uma das primeiras coisas que realmente atendeu a minha sede por profundidade.


Muitas vezes eu me sentia muito mais humano no palco e nos ensaios do que na vida "normal".


Ainda estou aprendendo cada vez mais o sacerdócio deste ofício e sou eternamente grato ao Teatro e a todos que já foram me assistir ou me ajudaram a fazê-lo acontecer de tantas formas.


"A arte não imita a vida, ela faz a gente ver."


Eu amo a Etimologia da palavra TEATRO, deriva do grego THEATRON que significa "o que se vê" "teatro: olhar com interesse”; e "tron": donde Ou seja: o local de onde se vê, ou lugar que se vai para VER.


Bem, a gente sabe que há muita gente que não quer ver, ou se ver, tem preguiça e tédio deste exercício... Isso talvez explique muita coisa “comum” atualmente não é mesmo? Mas o teatro é milenar. resiste e se reinventa, ele também está por detrás das séries de NetFlix, de todo produto ou linguagem que bebe na arte de atuar, mas o galho nunca é melhor do que o tronco do qual procede não é mesmo? Pode ir alto e longe, apenas quando reconhece e honra com verdade a sua real base.


Eu sou grato ao Teatro!


Espetáculo MÃE, Roni Diniz, Experimento 2, CEU Casa Blanca, 29/05/18


Ballet das Casuarinas, um curta metragem rodado em Arraial do Cabo!

https://www.ronidiniz.com.br/post/ballet-das-casuarinas-um-curta-metragem-rodado-em-arraial-do-cabo


Ofícios sagrados que se fundem aos seus representantes - 90 anos da Fernanda Montenegro

https://www.ronidiniz.com.br/post/2019/10/22/of%C3%ADcios-sagrados-que-se-fundem-aos-seus-representantes-90-anos-da-fernanda-montenegro

Pare de me desejar que em breve eu esteja na Globo!:

http://www.ronidiniz.com.br/single-post/2016/07/22/Pare-de-me-desejar-que-em-breve-eu-esteja-na-Globo

Ainda sobre o DIA DO ATOR. Qual é a matéria-prima do teatro?

http://www.ronidiniz.com.br/single-post/2018/08/22/Ainda-sobre-o-DIA-DO-ATOR-Qual-%C3%A9-a-mat%C3%A9ria-prima-do-teatro

A peça é um tumulto, as opiniões em torno dela é outro! Texto de Ariano Suassuna

http://www.ronidiniz.com.br/single-post/2016/08/12/A-pe%C3%A7a-%C3%A9-um-tumulto-as-opini%C3%B5es-em-torno-dela-%C3%A9-outro

Teatro de Grupo, Bastidores, Vida, Distanciamento - Cia Paidéia

http://www.ronidiniz.com.br/single-post/2018/05/10/Teatro-de-Grupo-Bastidores-Vida-Distanciamento---Cia-Paideia

© 2016 Roni Diniz . Ator, Fotógrafo e Designer Gráfico.