top of page

Descubra o Simbolismo do Beija-Flor

Atualizado: 26 de mai. de 2021


Os beija-flores, representam a vibração mais alta e suave da Natureza. São as únicas aves que voam em qualquer direção, para cima, para baixo, para trás e para os lados. Devido à rapidez com que batem as asas, parecem aos nossos olhos estarem completamente imóveis no ar, como se estivesse observando e preparando seu próximo passo.

O beija-flor nos estimula a encontrar a doçura e a alegria de cada situação. O pequeno pássaro bate as asas com bastante determinação, cerca de 90 vezes por segundo (os menores podem chegar a bater as asas 200 vezes), com um batimento cardíaco bastante acelerado, mais de 1200 batimentos cardíacos por minuto, o que os torna dependente de uma dieta altamente calórica. Já o coração de um jovem humano saudável, entre 15 e 20 anos, costuma bater no mínimo 60 e no máximo 90 vezes por minuto. Por isso o beija-flor é considerado também um símbolo de alegria e energia!

O coração do beija-flor é proporcionalmente maior que o de outras aves (representa entorno de 20% do peso de seu corpo), permitindo uma melhor circulação do sangue, e portanto melhor irrigação dos músculos. Seu metabolismo, ou seja, o conjunto de mecanismos internos do organismo para a renovação das estruturas celulares e produção de energia, é também bastante alto. A bióloga Elizabeth Röfling, da Universidade de São Paulo, lembra que “além do beija-flor, outras aves, como os gaviões, conseguem ficar suspensos no ar, mas o beija-flor é o único capaz de voar para trás. Além disso, seu batimento de asas não ocorre na vertical como normalmente acontece. Mas descreve no ar um formato que assemelha a um oito”. (Super Interessante)

Já foram descritas aproximadamente 330 espécies de beija-flores. Estas aves podem ser encontradas desde o Alasca até a Terra do Fogo, porém predominam próximo a linha do Equador, são aves exclusivas do continente americano e mais da metade de seus exemplares no Brasil.

A interação entre os beija-flores e as plantas originou diversas especializações para ambos os organismos, de modo que alguns estudos associam correspondência entre a morfologia de estruturas florais com a morfologia destas aves. Os agentes polinizadores são extremamente importantes para a reprodução das plantas que necessitam destes animais na dispersão e captura do pólen. (Infoescola)

Para os Ameríndios, o beija-flor simboliza a beleza, a harmonia, a verdade e a força.

Os índios hopis, do Arizona, consideram o beija-flor um herói que salva a humanidade da fome, pois acreditam na sua relação com o deus da germinação e do crescimento.

Os índios tukanos da Colômbia veem nos colibris a representação da virilidade pelo fato de esses pássaros "copularem" com as flores. Basta observar seu comportamento na natureza para constatar como estão relacionados à reprodução.

Os astecas acreditavam que as almas dos guerreiros que morriam retornavam à terra com a forma de beija-flor ou de borboleta.

Para o Xamanismo o beija-flor representa o amor puro, a cura, a sorte, o renascimento, a suavidade, a alegria, o entusiasmo, a graça e a delicadeza. Este aliado de Poder concede claridade para enfrentar os obstáculos da vida com serenidade e autoaceitação.

O xamã que tem no Beija-flor seu Animal de Poder é uma pessoa que busca sem cessar o contato com sua energia interior, com a sua magia. Busca a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente. O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar suas doenças emocionais. Usando a astúcia, a inteligência, a graça, para além da força física, estão sempre procurando uma maneira para embarcar numa nova aventura e jornada.

O beija-flor ensina a suavidade do viver. A apreciação das maravilhas e magias da nossa existência diária. Viver contemplando tudo que há, todas as pessoas, toda a humanidade. A busca do nosso estado de graça universal.

A proteção espiritual também é associada fortemente a este Animal de Poder, já que ele atua como arquétipo do AMOR. As energias e fluidos que ele capta sempre são energias de altíssima frequência vibratória. Portanto, meditar no Beija-flor é unir-se à egrégora do Amor Incondicional, que sustenta todo o Universo – manifesto e imanifesto.

Um dos maiores presentes que podemos obter ao seguir os ensinamentos desse Animal é o de entender os enigmas e os mistérios que envolvem as dualidades e contradições.

Caso a tristeza se faça presente, procure preencher o seu coração com a alegria do beija-flor. Não deixe seu lado sombra tomar conta de você. Ao sentir que seu coração se tornou duro, magoado e sem vontade para nada, procure andar pelos campos, pela mata, entre as flores e sinta os perfumes e odores que tanto atraem o beija-flor e lhe proporcionam tanta alegria.

Se o beija-flor tem voado nas suas visões, prepare-se para rir musicalmente e receber presentes do Criador!

Assine e receba um lembrete de cada nova postagem no seu e-mail!

Fique ligado, em breve teremos um vídeo da visita ao sítio no meu Canal no Youtube, inscreva-se: https://www.youtube.com/outraslatitudes

As imagens do post foram registradas por mim, no Sítio Folha Seca em Ubatuba-SP, propriedade privada que fica a cerca de 4km do Lar Sagrado Arco-Íris. Uma tarde muito chuvosa e eu estava apenas com a lente 50mm que não é mais adequada para esta situação, mas assim foi! O dono do espaço Sr. Jonas, é simpático e aposentado anfitrião que tem o maior prazer em receber os beija-flores e os turistas e não cobra nada pela visita. São 28 espécies catalogadas que visitam o sítio. No vídeo para o Youtube eu mostrarei mais detalhes. Sem dúvidas, é um dos pontos turísticos imperdíveis para quem é amante da floresta e de sua magia encantadora!



Atualização 08/2020


Desde quando eu escrevi este post em 2018, minha realação com o beija-flor só aumentou, criei a hashtag #PausaParaoBeijaFlor no Instagram com mais de 100 aparições inusitadas, a maioria em plena cidade de São Paulo, algumas fotografias profissionais e até os momentos mais sublimes quando um entrou no meu quarto e eu pude acolhê-lo em minha mão! Não é misticismo, o estudo com o beija-flor pode nos ensinar muito sobre frequência energética e até sobre cocriação, ele é um professor. Para os mais céticos, considerem apenas a máxima: "Tudo o que pomos foco, cresce...", seja isso bom ou ruim, uma parte é mental, mas a mais relevante é o que pomos foco com nossos sentimentos.


Segue o link do meu contato direto com este serzinho tão mágico:


Para conhecer as terapias Holísticas que eu facilito atualmente presencialmente ou a distância acesse a página e agende uma sessão comigo, será um imenso prazer facilitar alguma contribuição ao seu processo, ainda mais com a energia deste arquétipo tão alevado: https://www.ronidiniz.com.br/terapias


A Natureza que habita em mim, saúda e celebra a Natureza que habita em ti!

Naturezatê! Risos.



Recomendo demais esta meditação linda do Beija-Flor que eu sempre faço:


Posts Relacionados

Webgrafia:

Texto Principal: http://www.marcelodalla.com/2015/11/o-simbolismo-do-beija-flor.html

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI230393-17770,00-CIENTISTAS+DESCOBREM+COMO+BEIJAFLORES+BEBEM+AGUA.html

https://super.abril.com.br/ciencia/beija-flor/

https://www.infoescola.com/aves/beija-flor/

20.917 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encunciado.jpg
bottom of page