© 2016 Roni Diniz . Ator, Fotógrafo e Designer Gráfico.

Duplo clique para ver na galeria.

Trabalhos Artísticos

Apresentações Teatro ou Dança

e Performances

Formação/Outros

Texto Sublinhado com Links Relacionados.

A

Abril. 16/04/19 Performance Pietá no Largo da Piraporinha, Zonal Sul, 15h.

2019 | de 30/01 a 28/02/19. Temporada do Espetáculo MÃE, no Teatro de Areba Eugênio Kusnet, 10 apresentações as quarta e quintas, às 20:30h.

Dezembro. 20/12/18 Performance Pietá na Praça da Sé, às 18h. 

Outubro. 29/10/18 Apresentação do Espetáculo MÃE, com bate-papo aberto com o público e alunos da EJA, no CEU Butantã. 

Maio. 29/05/18 1ª Apresentação do Experimento 02 do Espetáculo MÃE, agora com 60min de duração, mais bate-papo aberto com o público e alunos da EJA, no CEU Casa Blanca. Lançamento da Campanha Kickante.

Março. Performance Peitos na Avenida Paulista, com a convidada Vivi Danza, em homenagem ao dia Internacional da Mulher 08/03/2017.

2018 | Janeiro Apresentação do Experimento Cênico MÃE, no Lar Sagrado Arco-Íris no dia 07/01 (fotos) e no Sobradão da Fundart (fotos) dia 12/01, ambos em Ubatuba.

Dezembro. Performance Homens na Avenida Paulista, com os convidados Victor Molina e Anderson Vieira, 14/12/2017.

Outubro. 1º Experimento/Fragmento de MÃE, na 14ª Mostra de Artes Cênicas do Senac Santana, dia 04/10/17.

Setembro. Intervenção Artística EU TE AMO! com a atriz e performer Débora Tieppo pela linha Esmeralda da CPTM.

Agosto. Performance Grande Travessia Permeável. como desdobramento dos experimentos de intervenção urbana, dança-performance, no dia 29/08 o performer fez a travessia, descalço, de toda a avenida Paulista (duração de 3:40h), num retorno simbólico da Consolação ao Paraíso, finalizando na Praça que abriga a estátua sucateada do Índio Pescador.

Desde Maio.  Encontros de Treinamento para Atores, Projeto “Eu, Você, Nós: como criar juntos?” Projeto de Extensão do Programa de Atividades Artísticas e Culturais, Sub-programa de Ações Culturais - Instituto de Artes – UNESP. Coordenação: Prof. Dra. Lucia Romano (LAPCA - Laboratório de Processos de Criação Atorais).

Fev. até o momento Residência com a Cia Diversidança (aulas de dança).

Fev. Oficina “Teatro Ritualístico" com Eero-Tapio Vuori (Finlândia) na SP Escola de Teatro. 

2017|Fev a Mar. Oficina “Atores Diários" com o objetivo de criar uma dinâmica de grupo de pesquisa, onde cada artista propôs experimentos cênicos em locais públicos da cidade, utilizando o diário de bordo não apenas como ferramenta de registro de processo, mas como disparador criativo. Com Helena Cardoso da Cia A Digna na SP Escola de Teatro.

 

Ago, a Dez. Intervenções Urbanas de "Permeável - Dança Performance" Série de experimentos de Intervenções Artísticas em pontos da Avenida Paulista.

Nov. e Dez. Curso intensivo de Atuação Realista para Cinema (vide ao lado) com Gravação de Cenas, ministrado por Frederico Foroni, Estúdio Terra Forte.

​Nov. Formação de Curingas do Teatro do Oprimido com Yara Toscano, Cia Mudança de Cena, na Assoc. Cultural Paidéia.

Setembro. Peça O santo e a Porca texto de Ariano Suassuna, apresentação para o Senac Santana, dia 21, às 20h,

Maio a Junho. Oficina de Confecção e Atuação com Máscara da Commedia Dell'Arte com Wander Rodrigues e Izabel Lima no Sesc Cpo. Limpo.

Junho. Intensivo de Dança com Khosro Adibi no CRD*: "Composição, Imporvisação e Floor Work", Rede CALA, Núcleo Mirada.

Março. Programação Formativa do Sesc Pompéia: Encontros com Lume Teatro sobre "Processos de Criação": "Presença Radical" com Renato Ferracini, "Mímesis Corpórea" com Raquel Scotti Hirson, "Biação - Hibridismo Teatro/Dança", com Renato Ferracini e Luis Ferron; Palestra-conversa com a professora e pesquisadora Thereza Rocha acerca dos processos contemporâneos de criação que desafiam a dança a dizer-se em outros suportes em/de arte para além da presença e da materialidade do corpo.

2016 | Fev e Mar Aulas Abertas com Henrique Lima "Dialogando com a Linguagem Contemporânea",  Projeto Rede CALA, Núcleo Mirada no CRD (Centro de Referência da Dança).

2019

2018

2017

Vídeo Book

2016

2015 | Jan-Dez. Processo e Temporada Peça #SomosTodosOtelo, Núcleo Teatral Simbiótico com direção de Caetano Martins. Texto Otelo de Shakespeare numa adaptação intimista, com 4 atores no sistema coringa. Micro Temporada na Galeria Olido de 29/09 a 07/10 e 08 e 09/12  e de outubro até novembro em centros culturais e CEU pela zona sul e leste.

> Dez. Oficina para o Fazer Coreográfico com Andreia Yonashiro, Projeto Rede CALA, Núcleo Mirada.

> A partir de agosto. Assistente Audio Visual (fotografia e microfilmes de registro do projeto), Rede CALA do Núcleo Mirada. Contemplado pela 18ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança da cidade de São Paulo (atual).

>"Rupturas" Solo (experimento performático autoral) apresentado na Partilha do Sensível no CCSP (25/05), Mostra de Repertório Corporal na Fábrica de Criatividade (14/11), "Troca em Cena" CEU Campo Limpo (17/12).

> Out. Oficina Projeto Abissal da Cia InSaio de Dança Contemporânea com Claudia Palma.

> Abr. Encontros com Marina Abramovic - TERRA COMUNAL. Série de palestras e "aulas" abertas semanais com a artista que é expoente mundial da Performance: Marina Abramović no Sesc Pompeia, abordando temas variados como arte, performance e outros campos relacionados para aprofundar conhecimentos sobre a performance e arte imaterial percorrendo a trajetória pessoal e pesquisa da artista.

> Fev. Treinamento Técnico Para o Ator ministrado por JESSER DE SOUZA - LUME TEATRO no Sesc Campo Limpo.

> Fev.  A Vida Secreta dos Objetos ministrado por NAOMI SILMAN E YAEL KARAVAN- LUME TEATRO no Sesc Campo Limpo.,

> Jan. | 2015 Funarte – Oficina de Dança: Corpo Fora do Eixo com Claudia Palma e Cia InSaio.

2014 - 2015| Cia Jovem Paideia de Teatro – Sonho de Uma Noite de Verão – Comédia de William Shakespeare. Direção de Amauri Falseti e apresentações em nov. de 2014 e março de 2015. Peça em resultado do ano de trabalho de 2014 na Cia.

Programa Vocacional - Dança Contemporânea – Galeria Olido. O trabalho do ano resultou na intervenção urbana “No Verão Tem Que Chover Todo Dia”, orientação artística de Renato vasconcelos, apresentações em frente ao Teatro Municipal e na Funarte, novembro e dezembro.

#SomosTodosOtelo – Esquete Teatral. Apresentado no evento “Nas Estantes da Zona Norte” organizado pela Rede Social Zona Norte em comemoração ao Dia do Livro na Estação de Metrô Parada Inglesa.

Deriva – Experimento Performático – Com Provocação Cênica de Ronaldo Záphas e abordagens do Livro “Amor Líquido” de Zygmunt Bauman, apresentado na 11º Mostra de Artes Cênicas do Senac Santana.

#SomosTodosOtelo – Experimento Cênico. Apresentado na 11º Mostra de Artes Cênicas do Senac Santana.

Atípico Baile – Intervenção – Resultado de Exercício de Criação de Personagem-Tipo, com a supervisão de Laura Melamed Barbosa professora de Expressão Vocal, duas intervenções no evento Comunicarte do Senac Santana.

Burundanga – Senac Santana. Temporada de Agosto a setembro. Comédia de Luís Alberto de Abreu. Direção Luis de Tolledo. Montagem final como processo de formação do curso de Arte Dramática do Senac.

Eles não usam black-tie. Temporada em Fevereiro. Peça de Gianfrancesco Guarnieri. Direção Luis de Tolledo. Primeiro exercício cênico apresentada no Senac Santana.

2015

2013 a 2014 | SENAC Santana – Técnico em Arte Dramática. Formação profissional com habilidades que capacitam a trabalhar em instituições de difusão cultural e artística, teatros, estúdios, televisão e cinema, instituições recreativas, escolas de arte teatral; dar aulas de aperfeiçoamento, especialização, atualização; dublador em rádio, cinema e televisão; produtor. Com registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) requerido para o exercício da profissão de ator.

 

Cia Paidéia de Teatro - “Terror e Miséria no Terceiro Reich” de Bertold Brecht. Sob o tema de trabalho “Liberdade e Democracia”, pesquisas e montagem de cenas, em cartaz no mês de dezembro/2013 e maio/2014.

Um Bonde Chamado Desejo de Tennessee Williams - Cenas-  Resultado de Exercício Interpretativo com a direção de Luis de Tolledo, na 10º Mostra de Artes Cênicas do Senac Santana (ver galeria de vídeos).

2013 | Dança Contemporânea: Facebunda – Coletivo Provisório. Proponente, intérprete/criador e designer-gráfico/fotógrafo no projeto de nova pesquisa contemplado com o Edital VAI-2013. Desenvolveu com o grupo, aprofundamento cênico e teórico com produção do espetáculo e temporada de outubro a dezembro, sob orientação artística de Liana Zakia. Contemplou oficinas abertas ao público de “Processos Criativos na Dança Contemporânea” com Elenita Queiroz e “Matrizes Africanas” com Rose Maria de Souza.

2012 | Cia Jovem Paidéia de Teatro – Peça “I” do tupi: água.  De baixo do tema “Sustentabilidade” o processo com criação coletiva propôs resgate ao folclore brasileiro, a ancestralidade humana, a essência da vida e as ligações mais intrínsecas do ser humano com o planeta.

Vocacional - Dança Contemporânea - CEU* Casa Blanca. Pesquisas a cerca do polêmico Funk Pancadão. Diálogos sobre atualidades, contemporaneidade e toda simbologia que engloba a sexualidade, o consumismo e os efeitos da popularização do fenômeno na sociedade, início do “Facebunda”.

2011 | Oficina Clown com Edu Silva da Cia Picnic - CEU* Casa Blanca. A Oficina contemplou técnicas e exercícios de criação, observação e estudo do universo Clown.

Cia Jovem Paidéia de Teatro. Sobre o tema Educação com a direção e orientação do ator e professor Flávio Porto. O processo se utilizou de textos e cenas da vida de Paulo Freire e Janusz Korczak, resultou em esquetes que compuseram a Peça: “Educação – olhos, mente, boca e coração”.

2008 a 2010 | Colaborador no Sarau lítero-musical do CEU* Alvarenga por meio de criações de poesias e performances dentro dos temas mensais propostos pelos organizadores do evento.

2010 | Vocacional Teatro - CEU* Casa Blanca. Peça “Ana e o Mar”, baseada na simbologia e mitologia contida na música “Ana e o Mar” e relacionada, por meio de metáforas, aos conflitos dos relacionamentos da atualidade. O trabalho foi construído e roteirizado pelo próprio grupo, sob a direção da artista orientadora Martha Dias e abrangendo, no processo, estudos de fábulas brasileiras, globais e suas origens.

Vocacional Dança Contemporânea - “Fluxos” -CEU* Casa Blanca. Primeiro trabalho em dança, abordando as experiências pessoais de cada integrante e reflexões sobre o contexto e significados da dança, seus ciclos, encontros e desencontros da vida e do universo, sob a orientação artística de Liana Zákia.

2007 | Vocacional Teatro - CEU* Casa Blanca. Atuou no processo coletivo que resultou na peça “Capitães”, baseada na obra de Jorge Amado - Capitães da Areia - com roteiro e texto adaptado pelo próprio grupo, direção e orientação artística de Vicente Concílio.

2013

2014

Currículo COMPLETO com Formação Profissional e RELEASE no botão "SOBRE".

NOTAS, clique para saber mais:

*CRD: Centro de Referência da Dança de São Paulo

*CEU: Centro de Educação Unificado de São Paulo

*Programa Vocacional de São Paulo

*CIA Jovem PAIDÉIA