top of page

A CARGA DA PESSOA PROATIVA



O que realmente leva alguém a ser proativo?


Uns dirão que a necessidade, a generosidade, a responsabilidade, outros que é o tipo de personalidade, talvez até genético...

Mas ocorre é que estas causas podem não ser tão românticas e heróicas como gostaríamos que fossem.


“Amadureci muito cedo” é o que muitos dizem para justificar e não tratar seus traumas e dores.


Muitas vezes a “proatividade” não é resultado de consciência expandida, de autoamor ou de responsabilidade social…


Mas sim uma repetição de padrões geracionais que vem desde a infância, numa criança que precisou "amadurecer" rápido demais para dar conta, muitas vezes até assumindo um papel simbólico de pai do próprio pai ou da própria mãe, ou e ainda "simbolicamente" o marido/herói da mamãe ou a esposa/princesa/cuidadora do papai…


Com este programa incestuoso instalado no subconsciente, este adulto vai se sentir "em casa" quando for demandado de formas indignas e ainda elogiado como se a sobrecarga fosse "proatividade", se tornando assim uma espécie de "muleta", seja para o seu grupo, relacionamento e até trabalho…


A carga da pessoa proativa não será aliviada pela empatia daqueles que já estão viciados no suprimento que ela entrega de bandeja sob o custo de si mesma. O sistema vai colapsar na menor suspeita de você dizer um “não” e este é um excelente indício: você se sente à vontade para dizer não e lida bem ao escutar um não?


A carga somente começará a ser aliviada a partir de um processo profundo e consistente de autoconhecimento, assumindo paternação de sua própria criança interior e aprendendo a reconhecer e distinguir os gatilhos sorrateiros que impulsionam a "proatividade" buscando aprovação inconsciente dos “pais”. Para que cada escolha e responsabilidade assumida seja acordada, consciente e justa.


Se você é um PROATIVO-CONSCIENTE, zele por este tesouro e escolha bem as causas e times aos quais vai se doar e até quando. Permaneça atento à dignidade das relações e a clareza da comunicação.


“Se alguém te colocar em um pedestal, desça. Todo pedestal é uma prisão.” (A. Desconhecido)


Neste mês a Imersão Online, Reconectando a Criança Interior está 15% Off até o dia 25/12, digite no cupom: CRIANCASOLAR. Por meio deste método e ferramentas é possível detectar e se liberar de muitos destes padrões limitantes.


Muito obrigado pela sua visita e volte sempre!


Roni Diniz

24 visualizações0 comentário
Encunciado.jpg
bottom of page