top of page

Você nunca leu isso sobre sereias!

Atualizado: 11 de mar. de 2022




Aprendemos que elas são tão belas e sedutoras quanto assassinas.

É curiosa a predominância de arquétipos do feminino como ardilosos e perigosos "para o homem", algo que contribuiu muito para a cultura de est.upro que habita o centro desta sociedade de valores invertidos.


Diz o mito que, depois de encantar o marinheiro incauto, elas o conduziam para as profundezas do mar até que morriam sufocados.


Mas no contexto psicológico e poético, não deveríamos interpretar os mitos ao pé da letra, mas sim como metáforas. Os símbolos são a linguagem da alma humana, do nosso inconsciente.


No caminho do autoconhecimento entendemos logo que o nosso maior inimigo somos nós mesmos!


O Feminino é símbolo das emoções, sensibilidade, magia, mas não são coisas restritas às mulheres, são facetas humanas, do homem também. Agora somado à água que também representa as emoções, águas profundas e escuras, o seio do inconsciente. Não poderia ser algo menos do que mortal ao homem ou mulher que se congelou numa compreensão apenas de sua polaridade exterior, se recusando a aprender a mergulhar em si mesmo, desprezando suas próprias águas... Então, a água mortal, nesta compreensão do mito, não são as externas, são suas próprias emoções e sentimentos internos desconhecidos.


A mulher “traiçoeira e vingativa” que viu projetada fora é a entrega do pedido que encomendou ao rejeitar e oprimir seu próprio lado feminino!


Não é sobre guerra dos sexos, não são todos os homens condenados pelas sereias, apenas o “marinheiro incauto”!


Quem não se permitiu ser alfabetizado por suas próprias águas internas (emoções), que insiste em retê-las, mantendo más-águas (mágoas), analfabeto de si mesmo e com medo de ter sua masculinidade questionada, vai atrair fora o correspondente deste feminino-negado e enraivecido do mundo interior, não é castigo, é convite da Vida ao aprendizado e integração. Tornando consciente o inconsciente de um jeito ou de outro.


No entanto, não deveríamos romantizar a intensidade e nem a profundidade, ela realmente pode ser letal para quem não treina o seu uso, assim como qualquer instrumento vira arma quando não usado corretamente. Letal para quem se viciou à superfície, alheio do próprio mundo interior, desprezando o seu próprio íntimo.


Até para quem é do mergulho, recomenda-se sempre retornar à superfície para respirar!





ENSEREIE-SE

Na experiência deste ensaio fotográfico do projeto Ensereie-se, nativo da Praia Grande de Arraial do Cabo, emprestamos nossos corpos e dom de criar, nossa arte, num ritual para que a Natureza, a Grande Mãe, o Amor Incondicional do Criador, o Grande Pai, que habita em cada partícula de sua criação nos lembre de como manifestar de novo, mais e mais seu amor, para escolhermos ser a parte da Natureza que se ama, que escolhe e investe em se autoconhecer, para ser menos tóxico, ser a parte da Natureza que delimita espaço e se responsabiliza, a parte da Natureza que escolhe estar consciente, pedir consentimento e agradecer, a parte da Natureza que é Natural!


Nossa Natureza é o amor, o que sai disso é artificial, superficial e tóxico! Se perceber na superfície de si mesmo pode assutar, mas é bom, é o primeiro passo para começar a empreender o caminho de volta à essência.


Agradeço muito à Letícia, à @Caferreira.Yoga por fazer a ponte e a todas as meninas por me receberem com tanto acolhimento e presença! É inenarrável!


Eu brinquei dizendo que depois dessas fotos vai chover homem querendo ser "sustentável"! Mas a Terra e as mulheres estão cada vez mais conscientes do poder que tem, pouco a pouco, não vai mais ter lugar pros “boy-lixo” de qualquer gênero despejadores da dor e frustração do seu abandono-de-si-mesmo.


Só quem tá mesmo engatilhado no caminho do autoconhecimento terá autorização para o “paraíso” que habita o íntimo do coração, e o modo como tratamos este paraíso se reflete no trato dos paraísos aqui de fora!


Humildemente, fui apenas um representante do masculino, escolhendo se amar, ainda tímido, se libertando do Patriarcado, ouvindo a Terra que clama por seus verdadeiros guardiões.


Estamos aprendendo, homens e mulheres a desapegar de tratar e ser tratado como lixeiras dos sentimentos e crenças vomitadas de quem evita se trabalhar e logo mais será uma realidade sermos real apoio uns para os outros, nos abençoarmos como nos abençoamos durante estas fotos, não porque são todos "santos e iluminados", mas porque aprenderemos a nos responsabilizar por nós mesmos, assim como nos responsabilizaremos pelo pedaço de Terra onde tocamos.


Já dizia Cristo: “Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem.” Mat.13:10



O projeto


A Letícia Ferreia, atriz, nativa de Arraial do Cabo, RJ, descendente dos Tamoios (tribo indígena nativa da região), é a idealizadora do projeto ENSEREIE-SE @Ensereeise e por meio da sua paixão pelo sereísmo e pela fotografia, une a sua arte e impacto como influenciadora digital, provocações em torno da preservação do meio ambiente, especialmente o lixo acumulado na Praia Grande de Arraial do Cabo, feminismo, sororidade e da busca e potência feminina via amor próprio e reintegração com a natureza.


Os lixos não foram acrescentados às fotos, já estavam lá, embora a maior parte das fotos das águas turquesa de Arraial do Cabo que circulama pelas redes cortem os lixos despejados na areia e vejetações pelos turistas e pelo próprios cabistas, esta é a realidade triste que configura nosso "paraíso infernal" e é justamente este manifesto que intencionamos com estas fotos: fazer diferente do que a maioria faz, não esconder o lixo. Após o ensaio, recolhemos e descartamos corretamente o lixo encontrado neste área que usamos.


Todas estas fotografias são do ensaio realizado em dezembro de 2021, recebi o convite da própria Letícia que, sempre que possível, gosta de incluir os ainda poucos avatares do masculino disponíveis (nos quesitos maturidade e nível de consciência) neste ritual que a arte da fotografia nos proporciona, para quem escolhe e se vulnerabiliza para isso!


Os textos deste post vieram de insights meus depurando a experiência após conferir o resultado e ruminar as sensações do dia e os sentimentos despertados pelos símbolos e encontros, principalmente o arquétipo da sereia.


Desde 07/2021 eu integro um pequeno grupo de voluntários independentes ao Ensereie-se, apartidário, formado por moradores, realizando um mutirão do lixo por mês e outras ações de conscientização ambiental. Siga nosso perfil no Instagram e dê aquela força se possível, não é fácil botar a mão no lixo, mas é o mínimo de coerência para quem diz que ama esta natureza tão divina! Somos Um! @PreserveArraialdoCabo #PreserveArraialdoCabo


Fotógrafo: @bywilker

Modelos: @ensereiese @caferreira.yoga @vadreher @gabriellacristina.santos @diniz.roni






31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Encunciado.jpg
bottom of page