© 2016 Roni Diniz . Ator, Fotógrafo e Designer Gráfico.

#SomosTodosOtelo

Núcleo Teatral Simbiótico

1/1

Montagem 2015, Temporada de Set. a Dez. de 2015.

O Núcleo Teatral Simbiótico se apropria da clássica tragédia Otelo de William Shakespeare (escrita por volta do ano 1603) numa proposta intimista, mesclando a força do texto que aborda racismo, inveja, ciúme entre outros temas relevantes até hoje, com sutileza estética, dando ênfase às características e conflitos das personagens.
Otelo, um bem afamado general mouro, é acusado perante o conselho pelo senador Brabâncio, pai de sua esposa Desdêmona, de tê-la enfeitiçado para despertar o amor da jovem. Ao se defender Otelo apresenta sua comovente história e confessa o mais puro amor por sua esposa. Sua honra e sentimentos serão postos a prova quando seu suboficial de confiança Iago, tomado por inveja e desejo de vingança, manipula Otelo e os outros personagens numa teia de intrigas inevitável e mortal.

CONCEPÇÃO
O conceito base do espetáculo é o desejo de aproximação com o público por meio dos conflitos internos das personagens da obra, cuja construção e abordagens filosóficas alcançadas por Shakespeare conferem grandeza e empatia atemporal à obra. Para alcançar este objetivo, o grupo se pauta pela busca de caminhos ousados em relação aos mais usuais aos textos shakespearianos. Utilizando o sistema coringa na interpretação e pautando-se pela limpeza no gesto e no figurino, a fim de conferir densidade ao olhar e às sensações mais sutis, substituindo o requinte comum ao teatro elisabetano pela construção imagética e um jogo cênico que envolva o público com olhares, enfrentamentos corporais, climas e sensações para fazê-los se sentirem dentro da trama testemunhando-a lado-a-lado ou esbarrando com seus personagens em suas próprias realidades.

 

FICHA TÉCNICA

 

Elenco:  Claus Xavier, Clayton Olimpio, Gabriel Marttin e Roni Diniz.
Direção e Adaptação do Texto: Caetano Martins
Concepção: Núcleo Teatral Simbiótico
Iluminador: Osvaldo Gazotti
Concepção Musical: Giovani Di Ganzá
Figurino: Ymo 09
Fotografia: Elaine Xavier (Divulgação)

Fotos do Espetáculo: Elaine Xavier, Naava Bassi, Heitor Mendes e Larissa Evelin
Projeto Gráfico: Roni Diniz

Trilha Sonora: “grupo Mayim” (Integrantes: Giovani Di Ganzá, Carla Raiza, Rodolfo Horoiwa e Camila de Sá)

Classificação: 12 anos
Duração: 60min
Público Máximo: 60 pessoas

Ouça a Trilha Sonora da Peça: https://soundcloud.com/mayimmp3

 

Este porjeto foi subsidiado por meio de uma campanha de financiamento coletivo no site  www.vakinha.com.br e graças às parcerias com artistas, profissionais e espaços culturais que abraçaram a causa. Agradecemos muito a cada um que contribuiu e participou da campanha para esta realização que somente foi possível graças a valorização e incentivo que vocês nos deram!

 

 

Mais Informações:
nucleoteatralsimbiotico@gmail.com

http://nucleoteatralsimbiotico.tumblr.com

Teaser 1 Curto: https://youtu.be/kaFkgGdQ7iM

Teaser 2: https://youtu.be/4TZxUc5eAas

Campanha/Bastidores da Montagem: https://youtu.be/qm61EsT5r8I

Postagem no Blog comemorando o Aniversário de 1 ano da estreia:

http://www.ronidiniz.com.br/single-post/2016/09/30/Ainda-SomosTodosOtelo-um-ano-depois

1/1