© 2016 Roni Diniz . Ator, Fotógrafo e Designer Gráfico.

1/1

O Santo e a Porca

Peça Teatral

O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, oferece a seus espectadores as mesmas experiências de encantamento e humor que marcam O Auto da Compadecida, sua obra mais conhecida.

Euricão é um velhaco sovina que, depois de sua esposa ter ido embora com outro homem, se apega a uma porca de guardar níquel. Dentro dela, começa a guardar as suas economias para ter uma velhice tranquila. Porém, sua relação com a porca começa a se tornar cada vez mais obsessiva, a ponto de ele trata-la como se fosse o amor de sua vida. O resultado disso é que Eurico passa a dar mais valor à porca (e ao dinheiro nela condido) do que às pessoas com quem convive.

 

Outra personagem fundamental para a trama é Caroba, a empregada de Euricão. Com suas peripécias e armações, ela é responsável por juntar casais e criar situações de grande comicidade. Tal qual Chicó, em o Auto da Compadecida, Caroba é uma personagem que representa uma camada mais humilde da sociedade, a qual consegue, com muita graça e gingado, sobreviver à miséria.

Por trás do humor, no entanto, o Desfecho da peça coloca Euricão – e consequentemente a todos nós, espectadores – diante de um dilema filosófico entre a loucura e a razão, entre o permanente e o efêmero.

Personagens: Euricão, Benona, Dodó, Margarida, Eudoro Vicente, Caroba, Pinhão.

A Peça O santo e a Porca que foi montagem final da turma 31 do Curso Técnico em Teatro (antigo Técnico em Artes Dramática) do Senac Santana com suas apresentações realizadas em fevereiro de 2016. O Senac Santana subsidiou o retorno da peça com uma apresentação para a Mostra de Artes Cênicas deste ano com duas substituições no elenco dentre as quais o ator Roni Diniz fazendo o personagem Pinhão.

 

21 de setembro de 2016, às 20:00h. Entrada Franca.

Retirar o ingresso com hora de antecedência.

R. Voluntários da Pátria, 3167 - Santana, São Paulo - SP, 02401-200

A 20min do Metrõ Santana.

Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/306582909702916/

Direção da Concepção Original: Lumi Abe

Coordenação Técnica: Patrícia Freitas

Operação de Luz: Kamila Bastos

Cenário, Adereços e Figurinos: A Turma

Sonoplastia:  Caio dos Santos e Leonardo Sobral

Material Gráfico: Raffa Alves e Claudia Avellar

Elenco: Diego Maia, Mateus Sousa, Michele Murbach, Raffa Alves, Roni Diniz, Simone Cândido, Sol Linhares e Tania Leite.

Duração da peça: 2h

1/1